quinta-feira, 1 de março de 2012

Pesquisa


Embalagens Tec

Atualmente 1/3 do que se planta é desperdiçado. O mundo produz cerca de 3,9 bilhões de toneladas de alimentos por ano. Isso dá e sobra para alimentar toda a população mundial. Mas acontece que 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçados, por isso temos uma realidade de 925 milhões de pessoas passando fome.
Diferentemente da crescente preocupação do mundo com a má distribuição de alimentos e diminuição da fome, a diminuição das perdas dos alimentos pós-colheita segue a passos lentos. A W-tec visa conservar as frutas por meio de embalagens ativas. As embalagens Tec são parecidas com as comuns (bandejinhas de isopor cobertas por filme plástico). O diferencial é que possuem um sachê contendo permanganato de potássio e silicato de alumínio.  O permanganato de potássio absorve o gás etileno, que é o gás que faz com que a fruta amadureça fora do pé, liberado pela própria fruta. Já o silicato de alumínio retira a umidade, o que dificulta a multiplicação de microorganismos. Assim, o processo de maturação é retardado e não há proliferação de bactérias. Como resultado, a fruta vive mais.
Através do consultor de laticínios, Florisvaldo Pereira da Silva, fizemos contato com a Soloeste LTDA., uma empresa de Santa Catarina que se interessou pelo nosso projeto e nos ajudou fornecendo o material (os saches) para fazermos o experimentos. Dos experimentos, pudemos notar que o tempo de prateleira de uma fruta conservada em uma embalagem comum para uma fruta conservada em uma embalagem Tec tem uma diferença de 10 a 15 dias.
Se implantadas, as embalagens Tec diminuiriam o índice de desperdício de frutas, aumentariam o consumo das mesmas e ainda contribuiriam para diminuição da fome.



2 comentários:

  1. Olá pessoal!
    A pesquisa de vocês está fantástica =)
    Boa sorte pra equipe e ótimo divertimento no torneio. Nos encontramos em SP.
    Abraços,
    Equipe Equilibrium

    ResponderExcluir

Unborn 8.0 Orange Pointer