terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Divulgação da pesquisa.

 Hoje demos entrevista para a rádio Am difusora para a divulgação de nossa pesquisa, acompanhem a matéria:

28/02/12 - 13:37:20
Alunos de Santa Rita devem disputar etapa nacional de Torneio de Robótica
A etapa nacional do Torneio First® Lego® League®, um dos mais importantes torneios de robótica do mundo, ocorre no próximo final de semana, nos dias 3 e 4 de março, em São Paulo. A final brasileira deve reunir 43 equipes de todo o país, formadas por crianças e jovens com idade entre 9 e 15 anos. Três equipes de Santa Rita do Sapucaí foram classificadas para a etapa nacional do torneio. Duas delas são da Escola Estadual Doutor Luiz Pinto de Almeida e uma da Escola Municipal José Ribeiro de Carvalho.

As equipes precisam programar os robôs para cumprir missões preestabelecidas durante a competição. O tema que será abordado nesta etapa do torneio é o ‘Food Factor’, que significa ‘fator alimentar’. As equipes devem apresentar soluções criativas e inovadoras, usando ciência e tecnologia para a conservação e segurança dos alimentos.

Segundo a diretora da Escola Municipal José Ribeiro de Carvalho e mentora da equipe ‘Crazy About Robots - CAR’, Rita Maria Dias, “cada time tem que pesquisar a respeito de um alimento e procurar saber quais são os fatores que levam esse alimento a contaminar e a se deteriorar e propor uma solução nova. Algo inovador que faça com que esse alimento conserve mais e prorrogue o tempo de deterioração”, esclarece.


O alimento que a equipe da Escola José Ribeiro de Carvalho escolheu para a pesquisa foi o tomate. De acordo com a integrante do grupo, Ana Júlia Silvestre, o time propôs um novo tipo de embalagem para o fruto. “Nosso projeto de pesquisa foi sobre a contaminação e deterioração do tomate. Então propomos a construção de um novo tipo de embalagem, onde cada tomate fica dentro de um compartimento individual, o que evita o atrito entre outros frutos. Esse novo tipo de embalagem facilita a vida do consumidor que adquire um produto de maior qualidade”, declara.

A equipe W-Tec da Escola Estadual Doutor Luiz Pinto de Almeida elaborou saches para conservar as frutas climatéricas dentro da embalagem. “A gente desenvolveu as embalagens Tec, que vão ajudar com as frutas climatéricas. Desenvolvemos saches. Nesses saches vão conter permaganato de potássio e silicato de alumínio. O permaganato de potássio vai sequestrar o gás etileno que amadurece a fruta, e vai conservar ela por mais tempo. E o silicato de alumínio vai tirar a umidade, prevenindo contra microorganismos”, conta a integrante da equipe, Bruna Nunes.


Já a equipe X-Factor, também da escola ‘Luiz Pinto’, escolheu para pesquisa a carne de frango. A professora e mentora da equipe, Luciana Pires, relata que a equipe desenvolveu uma etiqueta adesiva que vai ser colada na embalagem do frango congelado para verificar a temperatura do alimento. “A ideia da equipe é uma etiqueta adesiva que fica fixa na embalagem e aí se a temperatura sobe, ela marca e é um termômetro irreversível. Então, se o frango chegou a dez graus, mesmo que você congele depois para vender a etiqueta vai acusar os dez graus”, resume.

As três melhores equipes do Torneio Nacional de Robótica serão classificadas para disputar as etapas internacionais do Torneio First Lego League.

Cíntia Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Unborn 8.0 Orange Pointer